“O Eremita”.

As cartas do Tarot ilustram as influências dos Arquétipos* em nossas vidas.

Cronos o Eremita, é a carta do Tarot, que nos ensina que não se pode impedir a passagem do tempo. Somente a aceitação da ideia de que tudo passa e que poderá trazer as recompensas da Era Dourada de Cronos.

Como diz a cultura popular, “O que não tem solução, solucionado está”, só nos resta aprender com a situação, desenvolvendo as características de Cronos, que são: A introversão, o isolamento e a reflexão.

O lado positivo e altamente criativo da ambivalência de Cronos, é a sagacidade, a perspicácia para mudar aquilo que podemos mudar, para aceitar o que não podemos alterar e para esperar em silêncio, até que o tempo nos mostre a diferença entre uma coisa e outra.

O aspecto negativo de Cronos, é a calcificação ou seja, uma resistência feroz às mudanças e a passagem do tempo. 

O Eremita indica um período de retiro, de exílio voluntário das coisas mundanas, da agitação da vida, de forma a obtermos paciência e sabedoria.

Este momento, “É o tempo” que nos é dado, para fortalecer a personalidade, alinhar Razão e Coração.

No momento em que a personalidade já está definida, em que nutrimos um profundo respeito pelas próprias limitações, porque já não dependemos da opinião alheia, estamos preparados para passar pela Roda da Fortuna, ou seja, pela misteriosa e incontestável lei, que atua dentro do indivíduo. Essa lei desconhecida e invisível, determina as súbitas mudanças que, por sua vez, altera os padrões preestabelecidos da vida.

* ARQUÉTIPOS conjunto de “Ideias”, associadas a um “Modelo de Representação” (estruturas) que fazem parte do nosso inconsciente.