Tem alguém desempregado na família?

01/02/2016 00:07

 

Hoje com a história da crise, muitos temem perder o seu emprego. 

Diante da crise eu penso que existe uma outra maneira de lidar com o desemprego. Ficar desempregado neste momento, pode ser a oportunidade de se certificar que está no caminho da sua realização profissional. É a oportunidade de se recriar no trabalho.

Poucos são os pais que orientam os seus filhos, para buscarem uma profissão onde possam fazer o que gostam. Por uma questão de status, segurança ou necessidade, a maioria dos pais influenciam os filhos para escolherem profissões que eles acreditam que dão dinheiro.

O que os pais esquecem é que no futuro, o maior percentual da felicidade do seu filho poderá estar associado a sua realização profissional e não necessariamente, ao quanto ele conseguiu acumular de riquezas.

É comum aos 40 e poucos anos, que pessoas insatisfeitas com a sua vida profissional, comecem a repensar as suas carreiras, em busca da felicidade no trabalho.

Muitos, diante da insatisfação, não tem ciência daquilo que gostariam de fazer por terem aprendido a se censurar, a ignorar as suas aspirações criativas.

* Para que se compreenda melhor essa busca pelo trabalho que mais se afine com você, pode-se dizer que ela se baseia em três decisões. Ela requer que você (1) saiba o que está procurando, (2) comprometa-se a continuar procurando até encontrar o que quer e (3) reconheça quando tiver encontrado. Tenha em mente que o que você procura não é simplesmente uma carreira, nem um cargo ou título. Não se trata de algo que você queira ser (a meta é ser você mesmo!), mas que queira fazer, expressar, oferecer. Trata-se da sua paixão criativa, do trabalho que você nasceu para fazer. Ao longo da sua vida, esse trabalho pode assumir diversas formas, funções e estruturas; todas elas, porém, trarão sentido e alegria a sua vida.

 

Para refletir:

O trabalho na vida do homem é um treino diário para “criar” e “aprender a usar o livre arbítrio”, responsabilizando-se pelas suas escolhas e decisões.

 

Dica:  Se você tem alguém desempregado na família, recomendo que leia o artigo "O que você quer em 2016", na seção Blog da Cristina

 

Um abraço

 

Cristina Alves

 

* Como encontrar o trabalho dos seus sonhos - Laurence G. Boldt  Editora Cultrix

 

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO