"Quer mudar a sua realidade? Então é bom entender como foi que você construíu a vida que tem hoje".

03/10/2015 21:44

 

                                                                                                                        Ilustração:  Cristina Alves

 

Uma vez que um dos propósitos do site é promover a reflexão sobre qual é a VERDADE e UTILIDADE dos nossos CONHECIMENTOS, achamos que seria legal, no 1º artigo do “BLOG DA CRISTINA”, reproduzirmos um trecho do programa de treinamento FAZER E VENDER É O SEU NEGÓCIO, que eu desenvolvi em 2003.    

O programa tinha como objetivo transformar donas de casa, que fabricavam produtos caseiros para venda, em vendedoras. O maior desafio não era ensinar técnicas de vendas para donas de casa, mas sim eliminar uma crença inútil, que predominava no grupo: 

 “Eu não sei vender.”

A fim de mudar este pensamento a primeira parte do programa foi desenvolvida com o objetivo de chamar a atenção, para os processos que formam as crenças, convicções e conhecimentos. Para que o grupo soubesse como desenvolver uma nova maneira de pensar, que apoiasse os objetivos de venda, desenvolvi uma palestra que batizei com o título, O PODER DA INFORMAÇÃO. Segue trecho da palestra.

A todo momento somos bombardeados por uma grande quantidade de informações.  Recebemos informações da família, da escola, da sociedade, dos meios de comunicação, etc.

Toda vez que recebemos uma informação ela se transforma em pensamento.

É comum, durante o transcorrer de um dia, observarmos em nossa mente flashs de ideias relacionadas a novela, ao noticiário, as informações obtidas em aulas, nos livros, no trabalho. Toda informação com a qual temos contato, se converte em uma impressão, ou seja, uma ideia /pensamento,  que passa pelos filtros da razão e da emoção para se transformar nas nossas verdades, em tudo o que consideramos conhecimento.

É através da razão e da emoção que ESCOLHEMOS as nossas verdades.

De certa forma é como se em nosso cérebro existissem diversos arquivos:

Arquivo _quem eu sou

Arquivo _minha família

Arquivo _meus relacionamentos

Arquivo _meus amigos

Arquivo _meus talentos

Arquivo _minhas habilidades

Arquivo _meus conhecimentos matemáticos

Arquivo_ meus medos  

É como se as informações fossem colocadas em arquivos, de acordo com a categoria a qual consideramos que elas pertençam.

razão e a emoção relacionadas ao conteúdo informativo é que definem em que arquivo a informação será armazenada.

Ex.:

Se uma pessoa assistir a um filme de “Terror”, junto com uma turma que durante a exibição, comenta o roteiro, analisa os exageros e brinca nas cenas de tensão, ela provavelmente vai desenvolver a lógica de que tudo o que ela viu na tela é uma ficção. Esta linha de raciocínio fará com que as informações produzidas pelo filme, provavelmente sejam armazenadas no arquivo FILMES.

Se uma pessoa assistir ao mesmo filme, concentrada, no silêncio, experimentando o impacto de cada cena, é possível que ela associe o conteúdo do filme a emoções que dão uma sensação de realidade e arquive estas informações no seu arquivo MEDOS.

 

                           Ilustração: Como formamos nossos arquivos

 

                                                                                                                                          Ilustração:   Cristina Alves

 

A lógica, a emoção, o conhecimento e a realidade distorcida.

Boa parte da nossa lógica e emoções são aprendidas. Aprendemos o que nos faz sentir felicidade, alegria, tristeza, medo, raiva  e várias outras sensações. Nos ensinam a criar linhas de raciocínio sobre o certo, o errado, o bem, o mal, o bom, o ruim e vários outros julgamentos.

A transferência de conhecimento de geração para geração é uma das maiores riquezas da humanidade, mas não podemos dar menos valor, ao conhecimento produzido pela experiência e a observação.

Sabemos na prática que conhecimentos que funcionaram no passado, hoje não fazem mais sentido.

Apegar-se a um conhecimento, a uma maneira de pensar, é um dos fatores, que pode levar uma pessoa a criar uma realidade distorcida.

 

 

O propósito deste artigo é fazer um convite para a seguinte reflexão: Será que os conhecimentos, as verdades que eu escolhi, estão colaborando para que eu tenha uma vida cada dia melhor ?

Pensar dá trabalho, mas ainda assim, é o jeito mais fácil de mudar o que não está dando certo.

Para encerrar vou citar dois pensamentos, que ultimamente tem feito “a diferença” no meu dia a dia:

“Não existe o certo ou o errado, o bom ou o ruim, mas sim aquilo que é útil, que serve para criar uma vida melhor, mais tranquila!

 Todos os dias eu posso escolher verdades diferentes, daquelas que escolhi no passado !”

 

 Um abraço,

 Cristina Alves

Na próxima publicação (15/10/2015):

HIPNOSE

Eu vou contar para você como foi viver esta experiência e porque cheguei a conclusão que, mesmo sem saber, qualquer um pode ser hipnotizado.

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO

Tópico: "Quer mudar a sua realidade? Então é bom entender como foi que você construíu a vida que tem hoje".

Data: 09/10/2015

De: Marcos

Assunto: Certo ou Errado

Parabéns, adorei e achei muito interessante esta reflexão, Cris demais tudo gira em torno do que acreditamos, bjs.

Data: 15/10/2015

De: Blog da Cristina

Assunto: Re:Certo ou Errado

Obrigado Marcos, fico feliz que gostou! Bjs

Data: 05/10/2015

De: Amanda

Assunto: Sobre a verdade...

Gostei bastante do assunto aqui em questão. Não só por como você falou sobre certo e errado, bom ou ruim, mas também por achar que este é um assunto que poderia nos levar a um debate muito além.
Muitas vezes me pego questionando como podemos realmente considerar certas coisas erradas ou não, afinal, quem foi que ditou que algo é certo ou errado? Quem disse que eu não posso mudar uma opinião já considerada pela nossa sociedade como algo errado, para algo certo? Este é o tipo de assunto gostoso, embora longo devido à tantas perguntas rsrs

Data: 06/10/2015

De: Blog da Cristina

Assunto: Re:Sobre a verdade...

Amanda, a sua participação me deixa muito feliz!
Penso que falar sobre o certo e o errado vai dar assunto para vários posts, porque implica em questionar valores, condicionamentos e um dos aspectos mais complexos da experiência humana, os sentimentos. Mas como você disse, é um tema gostoso e posso te adiantar que aqui no blog vamos falar muito sobre isso. Bjs


Data: 05/10/2015

De: Maria Luisa Coelho

Assunto: Verdades... Existem? !...

Cris, amei seu texto. Claro, direto, reflexivo ... Realmente o bom ou ruim, certo, errado... é uma construção cultural e só tem significado a partir do que vivemos, pensamos, acreditamos. Verdades são passageiras... Será que existem de fato ou temos a ilusão de que precisamos dela para nos orientar? Beijo grande...

Data: 06/10/2015

De: Blog da Cristina

Assunto: Re:Verdades... Existem? !...

Maria Luisa, é uma grande satisfação ler um comentário que começa com “Cris, amei seu texto”, e termina com uma pergunta sobre a realidade da verdade. Saber que você amou o meu texto, me dá a sensação agradável de termos feito uma boa troca, você me deu o seu tempo e eu consegui lhe proporcionar uma boa leitura mas, mais do que a sua atenção você me deu a oportunidade de refletir sobre um aspecto que tem tudo a ver com o post que estou preparando para a próxima edição. Vou falar sobre HIPNOSE e espero que com este novo olhar, possa criar um caminho para algumas possíveis respostas a sua pergunta. Obrigada! Bjs

Data: 07/10/2015

De: Luisa

Assunto: Re:Re:Verdades... Existem? !...

Entao.. Como comecei com Cris... Agora vou colocar só Luisa, acho que vai se aconchegado.
Vc já chega chegando... Falar sobre hipnose requer realmente a abertura para outras formas de ver o mundo. Aguardando dia 15. Bj

Novo comentário