O PODER DO PENSAMENTO

05/11/2015 18:23

 

Já que este site é dedicado a fazer registros que possam provocar a busca pela verdade, pensamos que seria interessante abordar uma ideia, que tem alcançado grande repercussão popular nos últimos tempos: O Poder do Pensamento.

Mudar a realidade. Será que isso é possível?

 

Quem não se lembra da última onda de divulgação da "teoria do poder do pensamento" propagada pelo vídeo  O Segredo ?

Quem que influenciado pelo vídeo O Segredo, não tentou pelo menos por algum tempo, visualizar a realização dos seus desejos ? Na ocasião em que o vídeo estourou, conheci muita gente interessada em praticar a lei da atração tentando impressionar o subconsciente com fotos, visualizações e outros recursos, mas não tenho registros de quem tenha conseguido manter-se neste propósito por tempo suficiente, até alcançar o que queria.

 

Outro Vídeo que tratou desta questão, a construção da realidade através do pensamento, mas com uma abordagem mais profunda foi o "Quem somos nós?", que procurava mostrar  que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que sendo assim podemos mudá-la. 

 

No meu caso mesmo depois de assistir aos vídeos, por mais que eu tenha me esforçado (e a ideia não era essa), eu não consegui usar o “poder do pensamento” para criar todas as coisas que eu queria em minha vida, mas o fato é que de tanto refletir sobre o assunto, enfim acabei assimilando uma ideia muito simples, um pouco difícil de colocar em prática, mas que tem feito a maior diferença no meu dia a dia.

 

Foi só recentemente que eu verdadeiramente me dei conta de que os pensamentos que passeiam pela minha cabeça representam um grande percentual na construção do meu ânimo, e que É O MEU ÂNIMO QUE DEFINE COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO À VIDA. Esta nova consciência fez com que eu ficasse mais atenta aos meus pensamentos.

Agora com muita frequência eu me lembro de ESCOLHER o que eu quero ou não pensar. A coisa funciona assim, vamos supor que eu tenha um problema que não me sai da cabeça. Assim que eu me dou conta de que estou pensando no problema o tempo todo, dedico uma atenção especial a questão, só que dessa vez com a intenção de raciocinar todas as possibilidades de solução. Se encontro a solução  ótimo, mas se não consigo uma boa alternativa para resolver a questão , simplesmente não permito que o problema continue por mais tempo na minha mente.  Nesta hora o que me vale para manter firme a decisão de não pensar mais no assunto é o antigo dito popular que diz: “O que não tem solução, solucionado está!”

 

 E como é que eu faço para tirar um pensamento chato da minha cabeça?

 

 1º_  Decido que quero tirar o pensamento da minha cabeça, e digo "decido" porque trata-se de uma questão de escolha, principalmente quando me deparo com pensamentos, que embora sejam nocivos (tipo mágoa, culpa e ressentimento), são difíceis de desapegar porque são eles que protegem o meu  EGO. Estes pensamentos são nutridos pela ilusão de que a REPETIÇÃO vai deixar claro em determinadas situações, que SOU  EU QUEM TEM A RAZÃO, que SOU EU QUEM ESTÁ CERTA. Nestas horas o ideal é ter um pensamento que acione o seu instinto de preservação do tipo: Que diferença faz quem está certa, ou quem tem a razão, quando a única coisa que importa no momento  é acabar com este pensamento, antes que ele acabe com o meu humor, a minha saúde e a minha paz.

 

 2º_ Foco a atenção em outro pensamento. Algo bom, interessante, seja o que for. O fato é que isto dá certo, porque não dá para pensar em duas coisas ao mesmo tempo.

 

Sugiro que você faça uma experiência: Pelo menos por uma manhã observe os seus pensamentos e  tente não dar vazão a pensamentos que te aborreçam. Assim que um pensamento chato chegar , diga a si mesmo, “este eu não quero”, ou “este pensamento não me pertence”, e no mesmo instante pense em algo bom, seja lá o que for, nem que seja para relembrar uma piada, a gracinha de uma criança, um passeio legal, um lugar bonito, um prato gostoso, seja lá o que for. O importante é mudar o foco  para  mandar embora qualquer pensamento que te chateie. Como na maior parte do dia estamos mais propensos a pensar em coisas chatas, quando decidimos substituir os pensamentos chatos por bons pensamentos, acabamos “enchendo” a nossa cabeça de coisas boas, e em consequência alterando o nosso ânimo, que por sua vez altera a nossa maneira de perceber a vida. Com bom humor, um bom estado de ânimo, tudo parece mais fácil, melhor.

 

O resultado desta experiência é que se você insistir nesta prática, após um certo tempo você começa a ficar com uma sensação do tipo: Posso não ter ainda a vida que eu quero, mas estou muito mais em paz com a vida que tenho, mais em paz com o casamento, com a família, com o trabalho, enfim mais em paz com a vida.

Parece tudo muito óbvio, mas a outra grande sacada desta brincadeira é que depois de um certo tempo, você percebe que o fato de conseguir mudar o seu ânimo através da escolha dos pensamentos, pode ser uma evidência de que você já está começando a entender como  usar o poder do pensamento para criar a vida que deseja.

 

Um abraço,

Cristina Alves

 

 

Nota:

O  Segredo (The Secret) é um filme em formato documentário de 2006 produzido pela Prime Time Productions  e dirigido por Drew Heriot. O filme foi executado por uma produtora independente e seu sucesso mundial gerou um livro homônimo que também se tornou best- seller. 



Sinopse:  

O documentário traz depoimentos de escritores, pesquisadores e filósofos que defendem a existência de um segredo milenar, conhecido por alguns dos líderes da humanidade e nunca antes revelado, e que pode ser a chave para o sucesso.

O documentário pode ser resumido em uma palavra: Atração. A Lei da Atração é capaz de fazer qualquer coisa, bastando desejá-la de modo incondicional de modo a direcionar os pensamentos positivos e nunca desistir - A dita "Fé Inabalável".

 

Quem somos nós? Filme de 2004, combina documentário entrevista e uma narrativa ficcional para conectar a ciência a espiritualidade



 

Sinopse: Todo ser humano, num determinado momento da vida, vai se fazer as perguntas: De onde viemos? Para onde vamos? Qual nosso papel neste mundo? Partindo dos estudos da física quântica, "Quem somos nós?" mistura ficção e documentário para nos mostrar que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, nós podemos mudá-la. Depoimentos de físicos, filósofos e místicos afirmam que a matéria não é sólida como pensamos: ela é etérea e mutável, e que nossos pensamentos podem alterá-la. E que nós podemos ter controle sobre nosso corpo, as doenças e as emoções, pois podemos escolher a realidade em que queremos viver e assim alterar nossas vidas.


CLIC PARA VOLTAR À PÁGINA BLOG DA CRISTINA

Tópico: O PODER DO PENSAMENTO

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO