MOFO, como se livrar deste problema.

18/09/2015 01:21

 

Há aproximadamente 5 anos me mudei para Cotia e tive que aprender a administrar um problema que é característico das regiões úmidas, o mofo.

O mofo pode aparecer nas paredes, nos móveis e até nas roupas. Além de deixar manchas por onde passa, tem um cheiro desagradável e é prejudicial à saúde.

A boa notícia é que existem cuidados simples, que evitam este problema tão chato.

A dica mais importante que eu costumo dar para quem decide adquirir um imóvel em uma região úmida é, pinte a sua casa com uma tinta antimofo.

Na hora de escolher a cor, opte pelo branco, desta forma qualquer pessoa, mesmo sem a menor experiência, vai conseguir fazer a manutenção sempre que necessário.

Não compre tintas 3 em 1, porque este tipo de tinta não oferece uma ação antimofo tão eficiente.

No meu apartamento, quando o mofo apareceu, nós resolvemos o problema com a tinta CORAL chega de mofo. Uma manutenção anual (somente nos locais em que aparecem manchas) é o suficiente para deixar as paredes brancas sempre.

 

 

 

 

 

Para prolongar o tempo até a próxima repintura observe as paredes com mais atenção, assim que aparecerem indícios de manchas, limpe com a medida de um copo de água, para um copo de água sanitária e seque.

É muito importante manter as janelas abertas para permitir a entrada do sol e a circulação do ar. Uma atitude simples que faz a diferença.

 

ARMÁRIOS

Armários embutidos não combinam muito com regiões úmidas. Opte por armários que possam ser mantidos a uma distância da parede  e instale telinhas de ventilação.

 

 

 

 

 

Dicas para desumidificar os armários

 

“Potinhos” com cloreto de cálcio.

Estes potinhos sugam a umidade do armário e devem ser descartados, depois que atingem um certo nível de água em seus reservatórios. Realmente funcionam, mas geram um custo mensal significativo no orçamento, uma vez que o ideal é colocar pelo menos um potinho por prateleira.

O menor preço que eu já encontrei, foi o da marca Leve Brisa no Armarinhos Fernado  www.armarinhos-fernando.com.br

 

 

 

 

 

Bolinhas de cedro

 

Elas absorvem a umidade, existem na opção com ou sem fragância e são ideais para espalhar nas gavetas.

 

Utilize duas ou três bolinhas para o espaço de uma gaveta média (30x40cm ).

 

As bolinhas devem ser trocadas quando mudarem de cor ou ficarem desbotadas.

 

Duram por muito tempo, as que eu tenho em casa já tem mais de 8 meses e ainda não apresentaram sinais de que devem ser trocadas. Acredito que realmente funcionam porque as roupas da gaveta não ficam mais com cheiro de “guardadas”.

 

Eu encontrei as bolinhas com fragância na loja Cida Cristal,no shopping Metrô Tatuapé  (Fone: 2092-9848) e as bolinhas naturais na Mega Center essências_ Rua Silveira Martins, 123 – Centro – SP – Fone: 011. 3107-4734

 

 

 

 

 

Saco para armazenagem a vácuo

Este é mais um aliado contra o mofo porque com ele você diminuí o volume dos edredons, cobertores, casacos e facilita a ventilação no armário, além de proteger as roupas contra  o mofo e o “cheiro de guardado”.

 

 

 

 

A minha dica é lavar as roupas de cama, assim como aquelas de pouco uso e fora da estação, com um bom amaciante e depois armazenar nos sacos. Quando você retira para uso, as roupas ainda estão perfumadas.

Para quem realmente gosta de roupas perfumadas a minha dica é o amaciante Downy da P&G.

 

 

 

 

MÓVEIS

Limpe periodicamente com um pano umedecido em vinagre de álcool branco e deixe secar.

 

 

Veja na próxima publicação (15/10/2015):

 

O QUE EXISTE DE REAL NO MEDO DA CRISE

Se você não resgatar a sua paz , essa fase que vai passar, pode deixar seqüelas. Conversar com a família sobre o assunto, ajuda a encontrar caminhos para manter o equilíbrio e a saúde.

 

 

 

 

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO