EMPREGABILIDADE SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ APTO A CONSEGUIR UM NOVO EMPREGO?

06/06/2016 21:33

 

Toda vez que eu início uma consultoria, uma das primeiras coisas que eu faço é procurar ouvir dos próprios funcionários, o que cada um faz na empresa.

 

E aí acontece algo curioso, tem aqueles que  descrevem as suas atividades  de maneira detalhada, valorizando cada tarefa executada, enquanto que tem outros, que pela maneira como descrevem as suas tarefas, deixam uma impressão que eu posso definir com a seguinte pergunta, que fica em minha mente:  “Só faz isso?”

 

Na maioria das vezes, nesse caso, se não fosse pela presença da pessoa  do RH, que acaba auxiliando na descrição das atividades, esse funcionário talvez fosse considerado DISPENSÁVEL. Olha que PERIGO!

 

E aí eu vou fazer uma pergunta para você que está lendo essa matéria: O que é que você FAZ no seu trabalho?

 

Se você está desempregado, então eu vou lhe fazer duas perguntas:

O que você fazia no seu emprego anterior?

Quais são as suas habilidades?

 

Quando responde a essas perguntas, você é capaz de descrever a importância daquilo que você FAZ, ou do que você fazia quando estava trabalhando?

 

Refletir sobre a EMPREGABILIDADE, não é só para quem está desempregado. Essa é uma reflexão que o BOM PROFISSIONAL, deve fazer durante toda a sua vida de trabalhador.

 

Por exemplo, um Assistente Administrativo  não é apenas “mais um”, quando ele sabe qual é o seu diferencial no mercado de trabalho.

 

As pessoas se preocupam muito com o que vão colocar no curriculum, mas esquecem que ele é só um CARTÃO DE VISITA, que se for bem elaborado, vai lhe dar a chance de uma ENTREVISTA. Mas será que na hora da entrevista, você sabe como se vender, como vender o seu serviço?

 

Para exercitar esta questão, eu vou propor a você que está lendo esse artigo, a seguinte brincadeira:

 

Imagine que você é o dono ou a dona da EMPRESA IDEAL, a empresa IDEAL é aquela que oferece ótimas condições de trabalho, benefícios, plano de carreira e paga um salário justo. Imaginou essa empresa?

 

Agora imagine que a sua empresa está contratando.

 

Você, enquanto dono ou dona da empresa IDEAL, contrataria os serviços, de um funcionário, que fosse como você é hoje?

 

Geralmente quando eu faço essa pergunta  em uma consultoria, eu ouço coisas do tipo... “Ahhh eu teria que melhorar nisso ou naquilo”.

 

A ideia de se colocar no lugar do contratante, é fazer com que você desenvolva a consciência de qual é o seu perfil profissional, quais são os seus diferenciais e se for o caso, o que você precisa fazer para se adequar a uma nova realidade.

 

Que tal você assumir o perfil  deste profissional melhorado, que tem um diferencial no mercado.

 

Isso é o que vai fazer diferença em uma entrevista de emprego.

 

Quando você assume,  o melhor que pode SER, dentro daquilo que a vida lhe capacitou, você FAZ A DIFERENÇA.

 

E sabe por quê? Porque ainda tem muita gente vivendo a ilusão de que para se dar bem em uma entrevista de trabalho, é necessário apenas um diploma, saber falar um idioma, ou estar na idade ideal.  

 

Eu quero chamar a atenção do leitor para o FATO de que, não importa o que você estudou, ou no que já trabalhou. O importante é você ter a consciência de que seja lá o que você tenha feito no passado, a VIDA lhe preparou para o momento PRESENTE.

 

É aqui, no MOMENTO PRESENTE, que estão todas as oportunidades de RECONHECER e FAZER o SEU MELHOR.

 

O mercado profissional está cada vez mais caminhando na direção da PARCERIA, e este tipo de relação só dá certo quando cada um ENTREGA, o que tem de MELHOR para oferecer.

 

E aí vai uma recomendação final:

 

Sempre é tempo para aprender, adquirir novos conhecimentos, então quem sabe, enquanto você espera pelo momento em que vai ser chamado para o novo emprego, você aproveita para se aperfeiçoar, aprendendo a usar mais recursos de informática, ou qualquer outra coisa que esteja ao seu alcance neste momento.

 

 

Um abraço,

Cristina Alves

 

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO