A REALIDADE - 2ª parte (Conhecendo mais sobre o seu CÉREBRO)

04/08/2016 00:43

 

Para tirar maior proveito de todo o Conhecimento, que você vem adquirindo desde o seu primeiro instante de vida, você precisa conhecer algumas “coisas” básicas, sobre como o seu cérebro  funciona.

 

A partir de agora,  eu vou procurar lhe explicar de uma maneira simples, “coisas”  sobre o seu CÉREBRO, que vão  aumentar a sua capacidade de  PERCEBER, onde está o ERRO do seu passo a passo, onde está o erro da estratégia que você está utilizando para realizar mudanças e solucionar problemas.

 

Para chegar ao Cérebro que a CIÊNCIA conhece hoje, foi preciso que DARWIN , no inicio do século XIX, desenvolvesse a sua TEORIA da EVOLUÇÃO,  que afirma que o Homem, assim como toda vida animal, passou por um processo de evolução das espécies.

De acordo com a ciência, no cérebro humano, ainda está registrado o modo como o sistema nervoso operou na vida animal, desde os répteis, aos animais primitivos, até chegar na forma humana.

 

Esses registros fazem com que o CÉREBRO funcione como um 3 em 1.

São 3 CÉREBROS em 1.

 

O 1º cérebro é o CÉREBRO REPTILIANO, que tem esse nome porque está associado a época em que os RÉPTEIS representavam o maior grau de evolução animal. Esse  cérebro é o responsável pelos padrões de comportamento AUTOMÁTICO, como os HÁBITOS e as ROTINAS que garantem a SOBREVIVÊNCIA.

 

O CÉREBRO REPTILIANO foi feito para GARANTIR a SOBREVIVÊNCIA, custe o que custar. Por isso que em situações de pânico, muitas vezes as pessoas agem de uma forma instintiva e irracional.

O CÉREBRO REPTILIANO é responsável pelo famoso “salve-se quem puder”.

O cérebro Reptiliano FILTRA a PERCEPÇÃO da REALIDADE através do INSTINTO.

 

O 2º cérebro é O VELHO CÉREBRO MAMÍFERO, que está associado a época em que os MAMÍFEROS representavam o maior grau de evolução animal. É o nosso cérebro animal, que está relacionado ao que conhecemos por SISTEMA LÍMBICO. É onde são processadas as nossas EMOÇÕES.

É no sistema límbico que são criadas as raivas, as paixões, os medos, as tristezas, as fobias, enfim todas as emoções.

Para o sistema límbico, não há diferença entre o REAL e o IMAGINÁRIO, ele responde com EMOÇÕES, tanto aos estímulos do MUNDO EXTERIOR, como aos da nossa MENTE, da nossa IMAGINAÇÃO.

 

O Velho Cérebro Mamífero, ou Sistema Límbico, FILTRA a PERCEPÇÃO, através das EMOÇÕES.

 

Quando conhecemos uma pessoa, o sistema límbico costuma fazer a seguinte pergunta:

Eu gosto ou não gosto dessa pessoa? E aí neste processo de FILTRAR a percepção, o sistema LÍMBICO é mais suavemais flexível que o sistema REPTILIANO.

Enquanto que o sistema REPTILIANO, que é baseado no instinto, se afasta ou ataca uma pessoa; o sistema límbico admite várias possibilidades: Gostar, não gostar, se apaixonar, detestar.

 

Por fim, temos o NOVO CÉREBRO MAMÍFERO, mais conhecido como Neocórtex, que recebe este nome porque no processo evolutivo é a região do cérebro mais recente.

O NEOCÓRTEX é o responsável pelo processamento da informação (analisa e compara a informação com o conhecimento que já possui).

Ele tem um papel fundamental no desenvolvimento da fala, do pensamento, na formação da memória e da linguagem.

O neocórtex, é a parte do cérebro que comanda a razão e o discernimento controlando os instintos e as emoções .

O neocórtex (que analisa e compara) em conjunto com o sistema límbico (que cria as emoções) , garantem a evolução da capacidade intelectual, da imaginação e da criatividade, mas...

Quando o cérebro reptiliano (instinto)  ou o sistema límbico (Emoções) são acionadosisoladamente... o NEOCÓRTEX (que analisa e compara) tem poucas chances de participar de um processo de ESCOLHA ou DECISÃO.

E é assim que agimos com agressividade, pelo impulso e pela paixão.

 

E o que muda agora que você conhece um pouco mais sobre o seu cérebro ?

Agora você vai prestar mais ATENÇÃO quando os seus  cérebros primitivos, estiveremfiltrando as informações. Não pense que eles fazem isso por mal, a intenção é só te proteger daquilo que eles não conhecem ou têm medo.

Agora que você conhece mais sobre o seu cérebro, você também sabe que o sistema límbicopode ser um grande aliado. Como ele não consegue diferenciar o real do imaginário, você pode construir estímulos positivos na sua imaginação para que ele crie emoções positivas (Bons filmes, livros, músicas, diversão e boas recordações ajudam muito).

 

Fica a DICA:

Muitas vezes permitimos que os nossos CÉREBROS primitivos, filtrem as informações de tal forma, que temos a impressão de que estamos fazendo “tudo certo”, mesmo quando estamos sendo displicentes com “detalhes”, que vão fazer a maior diferença no resultado final.

Para que todo o conhecimento que você adquiriu até agora possa ser aplicado naconstrução de uma vida melhor, preste ATENÇÃO aos FILTROS, a que este CONHECIMENTO está sendo SUBMETIDO.

 

É importante observar que para “ampliar” cada vez mais a nossa percepção, as vezes, temos que travar batalhas diárias com os nossos CÉREBROS mais PRIMÁRIOS, que nada mais são, do que as nossas heranças biológicas, de uma época em que a vida animal não sabia analisar, comparar e pensar.

Já evoluímos muito, apesar do instinto e das emoções, aprendemos a pensar, mas não pense que apenas ficar atento aos nossos cérebros primários é o suficiente. Existem outros filtros...

Mas esse é um assunto para o próximo post.

 

Um abraço,

Cristina Alves

 

Tópico: A REALIDADE - 2ª parte (Conhecendo mais sobre o seu CÉREBRO)

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO