POR QUE AS VEZES É TÃO DIFÍCIL MUDAR?

06/06/2016 21:26

 

Existem vários fatores que nos impedem de promover MUDANÇAS em nossas vidas.

 

Geralmente o processo de dificuldade para fazer uma mudança começa assim:

 

1º Você sente que precisa mudar alguma coisa em sua vida.

 

2º Se houver uma única experiência registrada no seu subconsciente, que diga que você pode correr um RISCO, o seu subconsciente vai trazer essa informação para você.

 

3º Essa lembrança do passado, que ficou registrada no seu subconsciente, vai fazer com que surja a dúvida. Será que devo mudar ? Será que vai dar certo?

 

Falando dessa maneira, até dá a impressão de que a MENTE subconsciente é a vilã da história, mas é que a função da MENTE SUBCONSCIENTE é armazenar TUDO o que causou um IMPACTO na sua vida. E é com base nessas informações arquivadas, que o seu SUBCONSCIENTE faz de tudo para   proteger os SEUS INTERESSES.

 

Vamos supor que você queira fazer uma dieta e decida começar na segunda feira, só que na segunda feira você acabe tendo um dia difícil, e se sinta um pouco triste.

 

Como o seu SUBCONSCIENTE procura proteger os seus interesses, é como se a cada necessidade sua, o seu subconsciente ligasse um RADAR de percepção, para encontrar a SOLUÇÃO mais ACESSÍVEL. Neste caso, ele sabe que viajar, passear, se reunir com os amigos, não são opções possíveis, mas ele  tem a recordação de que você fica muito feliz quando come chocolate. Então ele te recorda que quando você come um chocolate, você fica feliz. Pronto, a sua mente subconsciente já te ajudou a resolver a questão da felicidade!!!!!

 

O importante é lembrar que os critérios de CERTO e ERRADO, BOM ou RUIM da MENTE SUBCONSCIENTE, são formados a partir das EMOÇÕES que estão ASSOCIADAS as LEMBRNÇAS.

 

NÃO existe um RACÍOCINIO LÓGICO. Todo JULGAMENTO que vai levar você a FAZER ou NÃO FAZER alguma coisa, vai estar fundamentado na EMOÇÃO associada a LEMBRANÇA de uma experiência vivida no passado, que pode até mesmo ter sido gerada por um CONDICIONAMENTO.

 

E é assim que você passa a agir de acordo com os registros do seu SUBCONSCIENTE, permitindo-se REPETIR as AÇÕES que associadas aos sentimentos de FELICIDADE, ou SEGURANÇA e EVITANDO as AÇÕES associadas a sentimentos DESAGRADÁVEIS.

 

Mas como a mudança é uma característica inerente ao ser humano, nem tudo o que o fez feliz no PASSADO,  é capaz de fazê-lo feliz no PRESENTE.

 

E é aí, que uma outra MENTE entra na história. É a MENTE CONSCIENTE.

 

Enquanto a mente SUBCONSCIENTE trabalha com informações de EXPERIÊNCIAS PASSADAS , associadas as EMOÇÕES, a MENTE CONSCIENTE trabalha com as EXPERIÊNCIAS do MOMENTO, associadas aos CINCO SENTIDOS.

 

O papel da MENTE CONSCIENTE é lhe trazer a LUZ da RAZÃO, ou seja, é fazer com que você avalie tudo, a partir daquilo que VOCÊ, através de uma linha de raciocínio, considere como sendo a VERDADE dos FATOS, as EVIDÊNCIAS.

 

Como usar a MENTE SUBCONSCIENTE e a MENTE CONSCIENTE, nas tomadas de decisões?

 

Trabalhando a EMOÇÃO!!!!

 

As informações do passado, já contêm as respostas do futuro.

A única coisa que pode distorcer uma realidade do passado é a EMOÇÃO associada, ao acontecimento.

 

Se você conseguir trabalhar com todo o conteúdo que o seu SUBCONSCIENTE traz a tona, desapegando da EMOÇÃO, e ficando atento aos FATOS, você passará a TER CONHECIMENTOS fundamentados em EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, para prever o FUTURO e alterá-lo, de acordo com as suas necessidades.

 

Basta fazer os ajustes necessários, para que a experiência PRESENTE gere um resultado MELHOR do que a experiência PASSADA resultou.

 

Thomas Edison tentou, 9.999 vezes, aperfeiçoar a lâmpada elétrica, sem sucesso, e quando alguém perguntou: como ele se sentia por ter fracassado 9.999 vezes? Ele respondeu: Eu não fracassei, apenas descobri 9.999  maneiras de não inventar a lâmpada elétrica.Foi preciso compreender o que não podia ser feito, para por fim, saber como fazer o CERTO, para alcançar o que queria.

 

O mundo não teria chegado ao grau de evolução que chegou, se os cientistas tivessem interpretado as experiências, com base em suas emoções.

 

Em geral, um Cientista não diz “eu sinto que...” e sim, “eu observo que...”

 

Mas nem mesmo um CIENTISTA está livre de ser influenciado por  aquela que é a mais forte das EMOÇÕES, o MEDO. O medo de errar, o medo de não dar certo.

 

Muito do nosso MEDO está relacionado ao EGO.

 

O lado mais difícil de fazer uma mudança, de tomar uma decisão, de escolher um novo caminho, na maioria das vezes, pouco tem há ver com os riscos reais.

 

Em geral o maior problema  não é nem mesmo os riscos reais, mas sim, como vamos encarar as outras pessoas, se der errado. Pior ainda é quando, supostamente já erramos uma vez e estamos tentando novamente.

 

Como eu li em um livro, talvez o MEDO  seja o maior dilema da HUMANIDADE, justamente porque o MEDO é a FÉ invertida.

 

Com certeza quem inventou o VIDEO GAME, se inspirou na vida.

No vídeo game, cada vez que desafiamos um vilão, um MEDO, recebemos uma recompensa e as vezes até mesmo, energia extra para passar para próxima fase.

 

Lembrando que,  só chega ao final do jogo, aquele que se propõe a passar por todas as fases e aprende a vencer os desafios.

 

O mais engraçado é que mesmo sendo um jogo, tem gente que prefere NÃO JOGAR, porque tem vergonha de perder.

 

Mas quem já se arriscou a jogar vídeo game,  sabe que pior do que perder o jogo na frente de todo mundo, é ter que ficar só olhando.

 

E aí? Você vai querer jogar, ou prefere ficar só olhando?


 

Um abraço,

Cristina Alves

 

 

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO