Os Segredos da Mente Humana: Até onde aquilo que você PERCEBE como REALIDADE é REAL de fato?

08/10/2016 09:21

 

 

HIPNOSE

 

Provavelmente você já viu algum SHOW de HIPNOSE em programas de TV, onde pessoas comuns fazem coisas absurdas como comer cebola crua, ou pimenta, acreditando que está saboreando uma comida normal.

Muitos devem pensar que tudo não passa de um truque ou  armação, mas já passei pela experiência de hipnose por duas vezes e posso garantir, a hipnose funciona de verdade.

 

primeira vez que fui hipnotizada* fiquei tão impressionada com a capacidade do hipnólogo, de dominar a minha fisiologia, que decidi fazer um curso para entender um pouco mais sobre o assunto. Foi assim que eu descobri que, quanto mais conhecemos sobre o nosso CÉREBRO, mais somos capazes de fazer coisas incríveis.

O nosso CÉREBRO trabalha em níveis variados de frequência, que variam entre estar completamente alerta e estar em sono profundo.

 

NÍVEIS DE FREQÜENCIA CEREBRAL

 

1) BETA (14-40HZ) é a frequência do raciocínio lógico, quando estamos em estado normal de vigília. Essa frequência é importante para que nós possamos realizar as nossas tarefas do dia a dia, mas quando o cérebro opera mais tempo do que o necessário, nessa  frequência, o resultado também pode ser ansiedade e inquietação.

 

2) ALPHA (7.5-14HZ) é a frequência onde a mente ainda está alerta, mas encontra-se mais relaxada. É o período transitório entre estar dormindo e estar acordadoNessa frequência estamos em um leve estado de consciência alterado, no qual a hipnose já é possível. Também é a frequência que se alcança através da meditação.

 

3) THETA (4-7.5HZ) é a frequência onde já estamos em um estado mais profundo de consciência alterada. É a frequência do estado de sono leve e da meditação profunda.

 

Nas frequências Alpha e Theta não há uma consciência crítica, por isso são os estados onde existe a maior chance de alterar comportamentos, pois as sugestões dadas vão diretamente para a mente subconsciente, sem qualquer interferência da mente consciente analítica. Como o subconsciente não tem poder de raciocínio, ele aceita as sugestões do hipnólogo sem questionar, agindo de acordo com o que é sugerido.

 

4) DELTA (0.5-4HZ)  é a frequência do sono profundo que é muito importante para manter o equilíbrio da saúde física e mental. Neste estado, a consciência está totalmente isolada.

 

COMO A HIPNOSE ACONTECE

Agora que você conhece um pouco mais sobre o seu cérebro, vai ficar mais fácil entender como acontece o processo de Hipnose:

 

- O Hipnólogo utiliza um conjunto de técnicas (tom de voz, respiração, relaxamento...), para induzir um individuo a um estado alterado de consciência (Alpha ou Theta);

 

- No estado de consciência alterada o individuo que vai ser hipnotizado é induzido pelo hipnólogo a manter a sua atenção extremamente concentrada em alguma coisa. Desta forma, com a atenção focada,  o individuo fica com a percepção reduzida do que está acontecendo ao seu redor;

 

- Com a consciência alterada (capacidade crítica anulada), em estado de relaxamento e  com a atenção extremamente focada em alguma coisa, o individuo fica em um estado de transe, que o torna mais suscetível a sugestões e altamente influenciável;

Quando uma pessoa está em estado de transe hipnótico, mesmo que o corpo esteja totalmente relaxado, a mente estará  alerta e extremamente focada.

 

É importante chamar a atenção para o fato de que a Hipnose não acontece só no estado de transe induzido, através de supostas  técnicas de Hipnose.

 

Toda vez que diminuímos o nosso nível crítico, estamos propensos a ser hipnotizados. Podemos ser hipnotizados, pelos pais, professores, médicos, TV, cinema, etc. O estado hipnótico é algo que acontece frequentemente no nosso dia a dia, sem que nós tenhamos consciência disso.

 

Entramos facilmente em estado hipnótico quando fazemos algo  automaticamente, nos concentramos em um filme ou na leitura de um livro, a ponto de nos SENTIRMOS como se estivéssemos dentro da história.

 

O fato é que o estado Hipnótico acontece, sempre que a nossa mente se aquieta, dando espaço a mente subconsciente.

 

VOCÊ PODE APLICAR ALGUNS CONCEITOS DA HIPNOSE, NO SEU DIA A DIA, PARA VIVER MELHOR.

 

Diante de críticas, sugestões, notícias, filmes e etc., mantenha a sua CONSCIÊNCIA e o seu senso crítico em ESTADO DE ALERTA. Estude e analise toda COMUNICAÇÃO e INFORMAÇÃO com a qual você interage, só aceite aquilo que tem como objetivo, o bem maior.

 

Existe uma técnica simples, que você pode adotar para criar um processo de autossugestão:

 

A noite, quando for para a cama, relaxe o corpo falando a você mesmo da seguinte maneira:

 

_ Meus pés estão relaxados, meus tornozelos estão relaxados, minhas pernas estão relaxadas, meus músculos abdominais estão relaxados, meu coração e meus pulmões estão relaxados, minha cabeça está relaxada, todo o meu ser está inteiramente relaxado.

 

Repita até entrar em estado sonolento e letárgico. Quando se sentir neste estado, faça a sua autossugestão.

 

Você pode formular sugestões para restabelecer a sua saúde, aumentar a confiança, eliminar ou criar hábitos ou acabar com  medos.

 

Você pode criar os seus próprios métodos de sugestão.

 

Quando tivermos consciência dos processos de SUGESTIONAMENTO a que nos sujeitamos, todos os dias, talvez descobriremos QUEM SOMOS DE VERDADE,  e assim estaremos a um passo da tão sonhada VERDADEIRA FELICIDADE.  

 

Um abraço,

Cristina Alves

 

*Para saber mais sobre a experiência, veja o artigo já publicado, clicando no link: www.praticandooconhecimento.com.br/news/hipnose3/

 

 

Tópico: Os Segredos da Mente Humana: Até onde aquilo que você PERCEBE como REALIDADE é REAL de fato?

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO