A REALIDADE - 1ª parte (Como eu faço para produzir resultados positivos, a partir do meu conhecimento)

03/08/2016 01:17

 

A REALIDADE

“Não tomeis por realidade a matéria que percebeis através dos sentidos.... O que atribui qualidade à matéria é a mente, e somente ela.”

Palavras da SEICHO-NO-IE

 

No texto O NOVO CÉREBRO, de Nelson Spritzer, que inspirou o artigo de hoje, o autor deu um exemplo de como a Percepção Filtra a Realidade, que chamou muito a minha atenção e é mais ou menos assim:

 

Imagine que você está em casa e de repente ouve a campainha, vai até a porta e pelo olho mágico vê um indivíduo barbudo, descabelado, carregando um saco de plástico sujo sobre os ombros, uma roupa toda manchada e suja.

 

O que você faria? Provavelmente movido pelo seu INSTINTO, mandaria ele sair logo dali, porque senão chamaria a polícia.

O que você não sabia, era que aquele indivíduo só queria avisar que a casa estava pegando fogo lá no fundo. Ele só queria ajudar, mas a aparência dele era tão ruim, que o seu INSTINTO reagiu primeiro e você nem deixou ele falar nada.

 

O que poderia mudar nessa história se você observasse a mesma situação sem o filtro do instinto, ou seja, se você acionasse o seu sistema racional e analítico.?

 

Provavelmente, antes de espantar o indivíduo SUJO e MALTRAPILHO, faria uma simples pergunta:

O que você quer?

 

Uma simples pergunta, que evitaria julgamento antecipado e proporcionaria  tempo para pensar em uma maneira, segura, que  possibilitasse dar continuidade a comunicação.

Muitas vezes, o nosso instinto e as nossas emoções, podem distorcer a realidade.

Quem é que nunca passou pela seguinte situação:

 

Você está procurando por alguma coisa, aí alguém lhe fala que está na gaveta, você revira a gaveta e não encontra. Aí a pessoa vai até a gaveta e como em um passe de mágica, mostra que aquilo que você estava procurando sempre esteve ali.

Isso explica porque em alguns momentos, temos a impressão de que estamos fazendo tudo certo para alcançar um resultado, sem perceber que estamos deixando de lado, alguns detalhes importantes que podem fazer a maior diferença, na hora de alcançar o que queremos.

 

E aí quando a coisa NÃO acontece, ficamos nos perguntando, porque não está dando certo?

 

Provavelmente não está dando certo porque você está filtrando e deletando algumas informações do PASSO a PASSO do CONHECIMENTO, através do seu INSTINTO, das suas EMOÇÕES, das suas CRENÇAS.

 

Conscientes disso, o que é que nós podemos fazer para diminuir esse processo de DISTORÇÃO da PERCEPÇÃO?

Uma das maneiras de diminuiro processo de distorção da percepção,  é observando a sua mente, para entender a origem dos seus pensamentos e  sentimentos.

 

Quanto mais você conhece a origem dos seus pensamentos, sentimentos e emoções, mais você desperta o seu sistema racional e analítico para PERCEBER a realidade de uma forma mais ampla.

Por exemplo, todo mundo que já ouviu falar da LEI da atração sabe que: PENSAMENTOS e SENTIMENTOS positivos, CRIAM resultados positivos.

 

E ainda assim, se formos observar a nossa mente durante um dia inteiro, vamos PERCEBER  que a maior parte do tempo estamos as voltas com PREOCUPAÇÕES.

 

Quanto mais você CONHECE a origem dos seus PENSAMENTOS, SENTIMENTOS e EMOÇÕES, mais aumenta a sua CAPACIDADE de PERCEBER, quando você está criando processos de sabotagem, que te impedem de fazer o que deve ser feito, para MUDAR o que pode ser mudado.

 

Outra maneira de diminuir, o processo de distorção da PERCEPÇÃO  é CONHECENDO um pouco mais, sobre como o seu CÉREBRO funciona.

Para que você entenda porque é importante conhecer mais sobre como o seu cérebro funciona, vou fazer uma analogia, do COMPUTADOR com o SER HUMANO:

 

O COMPUTADOR sai de fábrica com um Sistema Operacional, que tem a capacidade  de rodar os PACOTES de INFORMAÇÕES e  PROGRAMAS que serão INSTALADOS depois.

 

O HOMEM nasce com o CÉREBRO, que funciona como um Sistema Operacional, com capacidade para rodar todos os PACOTES de INFORMAÇÕES e PROGRAMAS MENTAIS, que serão instalados no decorrer da VIDA de uma PESSOA.

 

No COMPUTADOR, você não precisa entender  como funciona o seu Sistema Operacional, para poder usá-lo.

Para executar uma tarefa ESPECÍFICA, basta que alguém lhe ensine um PASSO a PASSO, que se você seguir ao pé da letra, vai possibilitar a realização da tarefa.

 

O mesmo vale para o HOMEM. Você não precisa saber como o CÉREBRO FUNCIONA, para poder usá-lo.

 

Para executar tarefas específicas, como comer, andar de bicicleta, ler, calcular, basta que alguém lhe ensine essas TAREFAS, que mesmo sem saber como o seu cérebro funciona, você vai conseguir realizá-las.

 

Mas e quando dá um PROBLEMA no COMPUTADOR, e o PASSO a PASSO para realizar as tarefas não funciona, o que fazer?

 

Neste caso, somente aquele que tem CONHECIMENTOS de INFORMATICA, que sabe como funciona o Sistema Operacional de um computador, como se instala e desinstala programas, como limpar vírus é que vai conseguir  SOLUCIONAR o PROBLEMA com tranquilidade.

 

E quando surge um PROBLEMA na vida do HOMEM?

 

As vezes você tem certeza de que está fazendo tudo o que aprendeu em livros de autoajuda, que está colocando em prática todo o seu conhecimento de espiritualidade, o seu raciocínio lógico, mas ainda assim, parece que NADA disso está FUNCIONANDO para te livrar do problema.

 

As vezes até mesmo, aquele CONHECIMENTO que já funcionou  antes, NÃO dá RESULTADO.

 

É neste momento, que surge a PERGUNTA:

 

Onde está o ERRO?

 

E aí, assim como no caso do computador, só aquele que conhece mais sobre “como o cérebro humano funciona”, é que vai conseguir entender, é que vai conseguir achar  onde está o ERRO.

 

Conhecer como o nosso Cérebro funciona, aumenta a nossa capacidade de PERCEBER, quando estamos FILTRANDO os elementos que formam a realidade a nossa volta.

 

Percebi que conhecer  mais sobre como o meu cérebro funciona, tem me ajudado a tirar maior proveito do Conhecimento que acumulei até hoje, talvez funcione pra você também e é por isso, que esse vai ser o assunto do próximo post.

 

Um abraço,

Cristina Alves

 

Tópico: A REALIDADE - 1ª parte (Como eu faço para produzir resultados positivos, a partir do meu conhecimento)

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Newsletter

GOSTARIA DE RECEBER GRATUITAMENTE NOVOS POSTS? DEIXE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!